Olá

Meu propósito inicial, em abrir este espaço, é para pessoas, que como eu, gostem de ler e muitas vezes não encontram com quem fazer um comentário sobre o livro ou um determinado autor(a).
Talvez consigamos chegar ao meu objetivo final, que seria, sairmos do virtual e nos encontrarmos pessoalmente, formando assim, um "Clube de leitura", onde democraticamente, possamos expor nossas impressões.
O resultado seria, uma interação literária e, consequentemente novas amizades.
Sou Leninha, uma apaixonada pela leitura.
Sejam todos bem vindos!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A cidade do sol


O autor relata a história de duas mulheres, Mariam e Laila, cujos caminhos se cruzam em meio a uma guerra, unidas pelo sofrimento, medo e opressão.
"Laila jamais teria imaginado que um corpo humano pudesse se espancado tantas vezes, com tanta regularidade e, mesmo assim, continuar funcionando."
É uma descrição pertubadora da violência de uma guerra muito presente em nossas memórias, no Afeganistão, iniciada no final do séc.XX.
Há quase tres décadas, a questão dos refugiados afegãos vem sendo uma das crises mais sérias do mundo.
A guerra, a fome, a anarquia e a opressão tem forçados milhões de pessoas a abandonarem suas casas e fugirem do país para se instalarem em regiões vizinhas no Paquistão e no Irã.
Ainda hoje, há mais de dois milhões deles que continuam no Paquistão.

Hosseini, Khaled
A cidade do sol
Editora Nova Fronteira S.A.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

OS PILARES DA TERRA

Inglaterra sec.XII - a construção de uma catedral gótica.
Philip - prior de Kingsbridge que luta contra tudo e todos para construir um templo grandioso a Deus.
Tom Construtor - personagem humilde, determinado e um sonho majestoso, construir uma imponente catedral, dotada de uma beleza sublime, digna de tocar os céus.
Jack e Aliena - a bela princesa banida de suas terras, uma relação intensa e complicada.
Ellen, bispo Waleran, padre Remigus e muitos outros personagens marcantes.
Miséria, perseguições da igreja, estupro, luta pela sobrevivencia, bruxaria, ódio, vingança, desejo, erotismo paixão e amor, sãos os ingredientes que preenchem essa grandiosa narrativa.

Romance épico em 2 (dois) volumes, emocionante, complexo, porém, apesar de mais de mil páginas, longe de ser cansativo.
Follet, Ken
Vol I (494 pág) Vol  II (607 pág)
Editora Rocco

domingo, 16 de outubro de 2011

OSWALD DE ANDRADE: O CULPADO DE TUDO

Depois de ter sido o autor homegado na Flip 2011, em Paraty, Oswald de Andrade volta à cena cultural no Museu da Língua Portuguesa, cuja exposição celebra obra de um dos mais controversos escritores brasileiros em  Oswald de Andrade: o culpado de tudo.
O público terá a oportunidade de conhecer profundamente o polêmico escritor, um dos criadores da Semana de Arte Moderna. A curadoria é de José Miguel Wisnik, com a curadoria-adjunta de Cacá Machado e Vadim Nikitin, e consultoria de Carlos Augusto Calil e Jorge Schwartz. O projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha.
É a primeira vez que o público do Museu pode ver uma exposição sobre a vida e obra de um escritor paulista. O secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, fala sobre a importância de revermos a obra de Oswald. “Ele é o mais paulista dos nossos escritores. Conheceu e viveu essa cidade como ninguém. Para nós, da Secretaria da Cultura, é um privilégio dar a nossa contribuição para a lembrança do escritor, um artista que revolucionou a nossa literatura e que, ao participar ativamente da criação da Semana de Arte Moderna, inseriu São Paulo no mapa mundial das artes.”

Para Wisnik, “O projeto teve por objetivo organizar uma exposição sobre Oswald de Andrade, reforçando seu papel decisivo para a formação da cultura contemporânea e destacando a consistência de sua obra, de maneira a que a sua atualidade esteja patente sem que se perca de vista a situação histórica em que ela foi gerada.”
A exposição contempla três dimensões de leitura: poética, Histórico-biográfica e filosófica.
Para quem nao conhece e nao sabe onde fica, no link http://www.museulinguaportuguesa.org.br/, há todas as informaçoes, inclusive horários de funcionamento e tudo sobre a exposiçao.
A visitaçao é até 30/01/2012. No site:
http://www.cultura.sp.gov.br, também há mais informaçoes
Pra quem nunca foi ao Museu da Língua Portuguesa, posso assegurar que é uma experiência muito interessante, diria inigualável. Vale muito a pena ir.
Angeles Paredes

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SÉRIE FRIARSGATE 04/04

A ÚLTIMA HERDEIRA
Elizabeth Meredith, a filha mais nova de Rosamund Bolton não se compara com  suas irmãs, rebelde e espontanea, ela rejeita a vida na corte preferindo a tranquilidade de Friarsgate.
Porém, para preservar e proteger suas terras precisa de um marido.
Viaja então para a corte, onde escandaliza damas e cavalheiros, fazendo amizade com Ana Bolena, a amante do Rei Henrique VIII e flerta com Stuart Flynn, o irmão bastardo de James V da Escócia.
Baen MacColl ama secretamente a bela inglesa, o que representa um transtorno para ele, que não queria quebrar os laços de lealdade com seu pai, lider dos escoceses.
Elizabeth e seu amor conseguirão superar os obstáculos que os ameaçam? Ela conseguirá preservar Friarsgate enquanto segue os ditames do seu coração

SÉRIE FRIARSGATE 03/04

PHILIPPA
A filha mais velha de Rosamund Bolton e herdeira de Friarsgate, vê seu mundo desabar quando é rejeitada pelo homem a quem estava prometida desde a infância.
Ardente e apaixonada, quer alguem capaz de conquistar seu coração, retoma então, seu lugar na corte de Catarina de Aragão, unindo-se ao atraente Crispin St.Clair, conde de Witton, e vivendo uma paixão arrebatadora.
Ela, acidentalmente descobre uma trama para assassinar o Rei Henrique Tudor, e para expor os conspiradores, seu amor é dificultado pela provação que deverá passar.
O drama, sensualidade e intriga alimentam esta historia ambientada na corte de Henrique VIII.

SÉRIE FRIARSGATE 02/04

SIMPLESMENTE ROSAMUND
Aos vinte e poucos anos já vivera muito mais que muitas pessoas: ficara orfã aos tres anos, se casara ainda menina, fora protegida de Henrique VII, amante predileta de Henrique VIII e agora viuva de sir Owein Meredith.
Decidida a viver sua própria vida Rosamund Bolton, viaja para a  corte de sua querida amiga, a rainha Margaret da Escócia.
Conhecerá então, Patrick Leslie, primeiro conde de Glenkirk, que tem um passado trágico, mas que a arrastará a uma paixão devastadora.
Como cenário, a guerra é mais uma vez o marco entre Inglaterra e Escócia, e Henrique VIII busca converter-se no mais poderoso monarca de toda a Europa.
Patrick e Rosamund se comprometem em uma perigosa missão em nome do Rei James IV,

SÉRIE FRIARSGATE 01/04

ROSAMUND E O REI
A primeira vez que ficou viuva, Rosamund Bolton tinha seis anos. A segunda não tinha treze anos e ainda era virgem. Com excessão de tres anos, tinha sido casada durante toda a vida.
Herdeira de uma vasta extensão de terra, entre a Inglaterra e a Escócia, o destino assume e a leva da custódia de um tio cruel para a corte de Elizabeth de York e as câmaras do impetuoso jovem Henrique VIII.
O nobre sir Owein Meredith vai defende-la dos avanços de um principe e do fogo de Logan Hepbum, mesmo que isso signifique  desafiar a vontade de um Rei.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A PROSTITUTA ERRANTE

Marie, filha de um rico burguês da cidade de Constança, ve seu sonho de um casamento de contos de fadas desmoronar, quando, ainda virgem é acusada de prostituição pelo seu noivo, o inescrupuloso advogado Lorde Ruppert, em troca do dote de Marie, trama uma armadilha, a qual caem ela e o pai.
Na Alemanha Medieval, ano de 1.410, Marie é estuprada após ser presa por homens contratados pelo seu noivo.
No tribunal é condenada a receber chibatadas e ser exilada da cidade.
Humilhada, é obrigada a conviver com um grupo de prostitutas e passa a vender seu corpo para sobreviver.
Contudo, ela não aceitará sua promiscua situação e buscará vingança por tudo que lhe foi feito. Seu alvo é um grupo de nobres gananciosos que, graças à sua influência na corte do Imperador, se mantém impune mesmo cometendo as piores falcatruas, falsificação de documento, assassinato de inimigos e incriminação de inocentes.
Com o título um tanto quanto lascivo, no estilo das clássicas aventuras, é um livro forte que inclui ingredientes eróticos, históricos e sentimentais, assim como preceitos negativos como a ambição, traição e vingança.
Uma obra magnífica, com certeza um livro cheio de surpresas.

Lorentz, Iny
Suma de Letras

A SORTE DE MORGAN

Um história real, a Inglaterra do século XVIII, um sistema judiciário excêntrico, um experimento em Direito Penal, a colonização de um território distante; tudo isso se transformou nesse arrebatador romance, com uma narrativa impar, onde História, situações dramáticas, paixão, amor e ódio se misturam.
Richard Morgan é um dos personagens mais cativantes já criados pela autora. Pelos olhos de Morgan vemos os dois mundos em que se passa a história:
        O da Bristol do século XVIII, sendo ele filho de taverneiro,artesão,  marido feliz e pai dedicado;
        E o de um condenado ao exílio que somente sobreviveu graças a sua energia e calma, inteligencia,
        imparcialidade, bom senso e disposição em ajudar aos demais.
Ele foi um dos 582 homens e 193 mulheres, todos condenados, que sairam da Inglaterra em maio de 1787 chegando em Botany Bay, território Australiano em 1788.
Os sofrimentos não acabaram, mas apenas haviam começados para todos aqueles que haviam sobrevivido após uma das viagens mais extenuantes e desafiadoras para qualquer ser humano.

McClullough, Colleen, 1937
A SORTE DE MORGAN
Editora Bertrand Brasil Ltda

Eu fali, e daí????

Lançamento do livro “Eu fali, e daí????

Uma leitura essencial para todas as pessoas que querem entender as complicadas
engrenagens que levam à falência e a força e o aprendizado que nascem dessa difícil
experiência.

Antonio Luiz Pontes, administrador, professor,
consultor, pós-graduado pela FGV em finanças, controladoria e auditoria, autor
do livro “Vendas e a Dinâmica da Inteligência”, disponibilizará, brevemente,
mais uma obra para o mercado, intitulada “Eu fali, e daí????”.
Nesse novo trabalho, Pontes, alternando
teoria com exemplos da própria vida, demonstra que o mundo corporativo é
pouco condescendente com os erros e rigoroso na aplicação das penalidades
a quem, inadvertidamente, equivocou-se no uso das ferramentas de gestão, ou
não soube administrar seus escassos recursos. As penas variam de simples
advertência até a máxima, sombriamente, designada pelo termo “falência”.
Para quem faliu, explica Pontes, a
condenação vem acompanhada de inúmeros outros sintomas: fortes dores de
cabeça, desespero, frustrações, sentimentos de impotência, isolamento e,
muito comum nessas circunstâncias, depressão.
Entretanto, o cumprimento da dura punição
pode ser suavizado se alguns quesitos não forem deixados de lado.
Discernir entre causas e efeitos, elaborar
planos de recuperação, realizar planejamentos, retirar da penosa lição a
blindagem que evitará a recorrência dos erros. Esse é o desafio lançado pelo
autor: tratar sobre um tema delicado, sem rodeios, propondo uma reflexão
abrangente e realista, considerando a ótica de quem vivenciou o problema, sua
dimensão e desdobramentos.
Uma narrativa focada na administração de
empresas e na administração da vida, que caminham lado a lado, inseparáveis.
Os leitores serão levados a entender
um “choque” de gestão, a potencialização dos recursos humanos, importância
das lideranças no caminho do sucesso das companhias, como superar, sem
preconceitos, o fantasma da falência e, ao mesmo tempo, desfrutarão de uma
história real, repleta de exemplos, lutas, derrotas, conquistas.
Enfim, terão elementos para avaliar se
desempenham, nas empresas e na vida social, o papel de chumbo ou o de gás
hélio. Poderão decidir como enfrentar os abismos, terrestres ou marítimos, na
eventualidade de um sufoco, e entender a vantagem da correta opção. O
desafio está lançado!
Preço, R$ 25,00, disponível no mercado a
partir de 13/10/2011. Contato com o autor: antonioluizpontes@yahoo.com.br.
Distribuição através da Edinelli Distribuidora de Livros, Sorocaba-SP, fone 15-
32377066, com Cecília.
Angeles Paredes

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

VIII MOSTRA DE DRAMATURGIA DE SOROCABA

A Oficina Cultural Grande Otelo em parceira com a ATS – Associação Teatral de Sorocaba divulga os projetos teatrais aprovados para participar da VIII Mostra de Dramaturgia de Sorocaba, que acontecerá de 24 a 29 de outubro na sede da Oficina Cultural Grande Otelo.

ESPETACULO TEATRAL “UM ESPETÁCULO SEM PATROCÍNIO” EDEBATE “PROCESSO CRIATIVO NA DRAMATURGIA”
Leonardo Martins de Barros (Léo Lama )
24/10-segunda-feira-19h
Indicação: 16 anos
100 lugares
Leo Lama é músico, poeta, dramaturgo, diretor, escritor, roteirista e palestrante. Estreou como autor teatral com a peça “Dores de Amores”, o que lhe garantiu dois prêmios da área: Mambembe de revelação e Molière.
A Mostra promoverá debates a partir de leituras dramáticas dos textos selecionados priorizando a troca de experiências e aquisição de conhecimento.
Confira a lista dos textos selecionados para participar da VIII Mostra de Dramaturgia de Sorocaba

Foram selecionados sete textos inéditos que serão apresentados em dois formatos:Exposição de Dramaturgia e Leitura Dramática.
grandeotelo@oficinasculturais.org.br

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Deusa da Fortuna

Infinitamente sábio, o magnifico Soberano do Universo determinou que o  ouro e todas as pedras preciosas fossem soterradas a profundidades variadas e apenas em alguns locais elas poderiam aflorar à superfície.
Seu objetivo era controlar a cobiça dos homens e favorecer o gradual desenvolvimento da raça humana, através  do trabalho as forças da inteligencia se elevariam, através da colaboração as forças da moral seriam exercitadas.
Nomeou então sua filha Ágata como Deusa dos Minerais, pedindo que acompanhasse o processo de elaboração das pedras preciosas e semipreciosas e sua distribuição.
A sacerdotisa Messina, ouviu todos os planos do Soberano, ela adorava incentivar a cobiça entre os homens.
Sete princesas foram convocadas por Ágata que as encarregou da produção e distribuição. Vieram à superfície planetária e deram início a produção e se concentraram em distribuir nos leitos dos rios e sopé das montanhas.
Não precisariam se preocupar em divulgar, pois a sacerdotisa Messina se encarregou demostrar uma grande quantidade de ouro aos habitantes do povoado, despertando assim a cobiça do ser humano.
A princesinha Mirna, filha da Deusa da Sabedoria, quando desceu à superfície verificou que as crianças não sabiam ler e escrever, ignoravam a aritmética e desconheciam os rudimentos das ciências e do mundo exterior, alertando assim sua mãe.
A Deusa do Saber reclamou então que os ideais de evolução preconizados pelo Magnífico Soberano não poderiam desprezar o curso da educação.
A Bela e radiante Hélvia,  Deusa da Fortuna, resolveu o impasse entre as irmãs e expôs seu plano
.
A) A Deusa Ágata continuaria criando riquezas e distribuindo-as, porém, incentivaria os homens a encaminhar os filhos para os estudos;
B) A Deusa Sofia estimularia a abertura de escolas nos povoados e acenaria com perspectivas de crescimento intelectual e moral para atrair crianças e jovens;
C) Ela a Deusa da Fortuna asseguraria a Fortuna aos jovens que através dos estudos e amparados pelos trabalhos dos pais estariam aptos para a vida.
Pediram também a colaboração das princesas responsáveis pelas artes.

Desta forma disseminariam na superfície o conhecimento e a práticas das artes: Música, Canto, Pintura, Desenho, Poesia, Literatura e Cultura.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

“CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE PRIMEIRA PUBLICAÇÃO DE LIVRO NO ESTADO DE SÃO PAULO”

Olá. A Secretaria de Estado da Cultura - Proac - está com inscrições abertas para quem deseja publicar seu primeiro livro. Quem sabe não é o empurrãozinho que você estava esperando para publicar sua primeira obra?
Angeles Paredes




EDITAL Nº 32 DO PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL



“CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE PRIMEIRA

PUBLICAÇÃO DE LIVRO NO ESTADO DE SÃO PAULO”



SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA torna público o CONCURSO que fará realizar visando à seleção de projetos de PRIMEIRA PUBLICAÇÃO DE LIVRO NO ESTADO DE SÃO PAULO para apoio cultural, com observância na Lei Federal nº 8.666 de 21 de junho de 1993, Lei Federal nº 9.610, de  19  de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), no que couber, na Lei Estadual nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, e alterações posteriores, Lei Estadual nº 12.268, de 20 de fevereiro de 2006, bem como toda a legislação complementar relacionada ao ProAC, e em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos

Encontre o edital completo no link:

http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.743e24c3aed90ec40fc55410e2308ca0/?vgnextoid=1ca76e6b6db12310VgnVCM1000004c03c80aRCRD&vgnextchannel=4923b23eb2a6b11